Telefone: (47)31560101 Email: cei_mths@hotmail.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO ANIMAIS


CEI MARIA TEREZINHA HAMMES SCHMITZ
TURMAS:MATERNAL E PRÉ-ESCOLAR,ADAPTADO PARA O BERÇÁRIO.
PROFESSORAS:JOICE,ANGELA  e ANA PAULA.
ATENDENTES:SUELE,  DIANDRA E CLAUDIA


TEMA: Conhecendo um pouco o mundo dos animais

JUSTIFICATIVA: Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais Que são seres vivos de muita importância para a vida dos  seres humanos.
 Na fase da primeira infância  é possível perceber a fascinação das crianças pelos animais.Este tema  desperta o interesse das crianças da educação infantil que muitas vezes se mostram fascinadas por eles.Em nossas conversas frequentemente as crianças falam de seus animais de estimação e  relatam aos amigos e professores  informações sobre os mesmos.
A proposta de conhecer os animais a fundo reflete na criança o conhecimento amplo das características de cada animal,não ficando somente no imitar o som,e ,sim, o jeito de andar,comer dormir e brincar.

OBJETIVO GERAL
Ampliar de forma lúdica e atrativa o conhecimento das características de animais conhecidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Reconhecer a importância da preservação da vida em nosso planeta, respeitando todas as formas de vida.
 Mostrar a importância da vida e do habitat dos animais para o processo de desenvolvimento do mundo.
Ampliar o repertório de conhecimento das crianças acerca os animais, falar dos bichos que eles não conhecem e não têm contato.
Fazer diversas atividades que trabalhem os animais, suas funções e características.
Cantar músicas que falem sobre o assunto, trabalhando a questão do ritmo, gestos, movimentos e lúdico.
 Trabalhar com os sons dos animais, assistir vídeos e desenhos com bichos.
 Favorecer a descoberta, o interesse, a curiosidade, o desenvolvimento da linguagem oral e motora, lateralidade, texturas, tamanhos, cores, enfim... brincar e se divertir.
 Comparar diversos tipos de animais através da observação.(Diferenças e Semelhanças).
Diferenciar vertebrados e invertebrados


         EIXOS NORTEADORES:

+LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
+Poesia
+Histórias
+Adivinhações
+Leituras Diversas
+Roda de Conversa

+LINGUAGEM MATEMÁTICA:
+Liga pontos
+Quebra-cabeça
+Jogo da memória
+Tabelas
+Gráficos

+ARTES:
+Música
+Massinha
+Máscaras
+Recorte e colagem
 +Pinturas

+MÚSICA:
+reprodução de sons de animais
+Bandinha

+MOVIMENTO:
+Dança
+Brincadeiras de coordenação

+NATUREZA E SOCIEDADE:
+Meio-ambiente(Habitat dos animais)
+Alimentação dos animais
+Visita ao zoológico


RECURSOS:

• Livros didáticos
• CD
• Televisão
• Folhas xerocadas
• Revistas
• Cola
• Tesoura
• Espelho
• Mascaras
• Fantoches
• Som
• Filmes
• Papeis diversos
• Tinta
• Pincel
• Lápis de cor
• Giz cera
• Livros literatura infantil

 DESENVOLVIMENTO:

• Dramatização
• Conto
• Pesquisas
• Leituras informativas
• Quebra cabeças
• Seqüência de figuras
• Desenhos dirigidos e espontâneos
• Recortes e colagem
• Mascaras
• Fantoches
• Dedoches
• Musicas
• Poesias
• Pinturas
• Passeios relacionados com o tema
• Mímicas
• Fabulas
• Historias
• Painéis
• adivinhações
+Histórias
+Sucata
+Revistas
+Dvd's
+Massinha
+Tesoura
+Cola
+Aula Passeio
+Músicas
+Animais
+Maquete
+Fantoches
+Carimbos

  
AVALIAÇÃO:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Serão considerados instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação;
Trabalhos de registro produzidos de maneira livre e/ou dirigida
Dados registrados com referência direta com o aluno ou em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário