Telefone: (47)31560101 Email: cei_mths@hotmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

JUSTIFICATIVA:



     Nos dias de hoje as crianças só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. As brincadeiras de tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa- anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram as brincadeiras de antigamente. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras.
        Pensando nisto, resolvemos resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico e motor da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos.




OBJETIVOS:

Resgatar valores culturais, socializando brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliando seu círculo de brincadeiras, tornando as crianças mais solidárias e participativas, incentivando o trabalho de equipe.


AVALIAÇÃO:
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas juntamente com a professora.
É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.

 Colorindo uma pipa...















Brincando de ioio, foram eles que fizeram...


2 comentários:

  1. “Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  2. O brincar faz parte de um processo de socialização, onde uma criança que não sabe sabe brincar muitas vezes não consegue encarar o mundo adulto como deveria...
    A imaginação faz parte do contexto.

    ResponderExcluir